Grupo de Estudos Interdisciplinares

Contextos de Desenvolvimento e Teorias Psicológicas

Created by potrace 1.16, written by Peter Selinger 2001-2019
Contextos de Desenvolvimento e Teorias Psicológicas

SUGESTÃO

de LIVROS

No seu quotidiano, os professores confrontam-se sistematicamente com dificuldades decorrentes de uma insuficiente caracterização dos contextos, facto esse que tem sido apontado como determinante da escassa fundamentação teórica da educação.
Apesar de parecer evidente que nem os indivíduos podem ser adequadamente compreendidos sem referência aos enquadramentos ambientais em que se inserem, com demasiada frequência não se estabelece essa ligação, podendo imputar-se tal desfasamento à carência de conceptualizações que tenham este aspecto suficiente em conta.

Enquadrados por esta realidade, os professores devem, pois, esforçar-se por encontrar os seus próprios modos de intervir, dado que têm de actuar contextualizadamente, conciliando a reflexão crítica e a acção.

Por tudo isso, é de fundamental importância compreender os contextos, nomeadamente os relevantes para a situação educativa, tanto mais que é enorme a sua complexidade, uma vez que dependem de múltiplos factores, cuja participação respectiva nem sempre é clara, envolvendo pessoas, ambientes e processos de natureza díspar e multideterminada.

Contudo, apesar de ser imperativo o papel da psicologia para perspectivar muitas destas questões, o que se realizou até hoje é manifestamente insuficiente, sendo a maior parte do que se sabe sobre o ser humano, em termos de desenvolvimento psicológico, resultante de estudos parcelares que isolaram a actuação do indivíduo do ambiente em que naturalmente ela ocorre.

Assim, torna-se fundamental o contributo de abordagens que permitam aprofundar os factores em jogo e facilitar a compreensão dos contextos educativos, designadamente através do diálogo entre a psicologia e a educação.

Esta obra foi publicada em 1999 pela Porto Editora na coleção CIDInE, (orientada pelo Prof.Doutor José Tavares e pela Prof.ª Doutora Isabel Alarcão).

Prefácio do Prof. Doutor Leandro S. Almeida.

Autores: Carlos Marques Simões e Helena Ralha-Simões

Partilhar o artigo

Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn
Email

Artigos em destaque