Endereço:

Rua Vergilio Ferreira, Nº 11
8005-546 FARO

email:

grupo@grei.pt

Desenvolvimento Pessoal na Sociedade Emergente

Created by potrace 1.16, written by Peter Selinger 2001-2019
Cadernos do GREI nº03

CADERNOS

do GREI

Partindo da historicidade do conceito de desenvolvimento psicológico, problematiza-se a sua importância para compreender a pessoalidade face aos desafios da sociedade emergente. Sublinha-se igualmente a necessidade de novos olhares, a fim de contribuir para os fundamentos de um futuro paradigma. Neste âmbito, deve destacar-se a abordagem da psicologia positiva e a concomitante construção pessoal, em termos de complexidade e subjetividade.

Quando se estabelece o contacto entre o saber das coisas e as próprias coisas, visitadas e compreendidas, o deslumbramento cresce de tal modo que fez de Einstein um panteista e de Júlio Verne um romancista impregnado de mitos e religiões.
Michel Serres, in Júlio Verne: da ciência ao imaginário

Novos olhares em busca de um paradigma.

A ideia de desenvolvimento corresponde a uma concepção que não é nem natural nem universal, constituindo antes algo extremamente específico que se sobrepõe e que oculta outras posições possíveis, muitas vezes marginalizadas, apenas porque se assume que estão incluídas ou implícitas numa perspetiva mais abrangente de natureza desenvolvimentista.
Todavia, este modelo diacrónico pode ser entendido como uma mera produção da sociedade ocidental, a qual, com demasiada frequência, parte dos seus próprios valores como sistema de referência e utiliza-os para avaliar contextos e circunstâncias de espaço e de tempo muito diferentes. Ora, para ultrapassar os condicionalismos das visões limitativas que daí podem resultar, quando se equaciona a problemática do desenvolvimento pessoal e da construção da pessoa na sociedade emergente, é indispensável efetuar previamente uma reflexão aberta a contributos diversos que lancem sobre a discussão novos olhares.
Pretendendo contribuir nesse sentido, o presente texto, após situar o conceito de desenvolvimento psicológico em termos da sua historicidade, problematiza os desafios que se desenham no horizonte, de modo a ser possível entender a pessoalidade nesse enquadramento. Esta urgente e difícil tarefa exigirá pôr em causa pressupostos pacificamente assumidos até hoje e introduzir outras noções sob ângulos diferentes, tais como as de complexidade e subjetividade, passando a assumi-las como um enfoque alternativo em psicologia.

Partilhar o artigo

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on linkedin
LinkedIn
Share on email
Email
GREI BRANCO

Entrar em contacto