Endereço:

Rua Vergilio Ferreira, Nº 11
8005-546 FARO

email:

grupo@grei.pt

Saúde, Suporte Social e Bioética

Created by potrace 1.16, written by Peter Selinger 2001-2019
Cadernos do GREI nº13

CADERNOS

do GREI

A intervenção nas políticas de saúde deve sublinhar a importância do suporte social enquanto fator que preserva a qualidade de vida. Esta perspetiva tem de ser reformulada segundo novos referenciais – como é o caso da bioética -, uma vez que, no âmbito da problemática do envelhecimento, é essencial considerar o modo como os idosos percecionam o seu contexto envolvente.

O filósofo pode permanecer na sua torre e o teólogo na sua cela.
Porém, as mulheres e os homens que se consagram à bioética estão inseridos no mundo. (…)
As fronteiras que separam o domínio da biologia dos domínios vizinhos são, de facto, diversas, complexas e, por vezes, movediças.
Jean Bernard in A Bioética (1993)

Perceção dos idosos sobre a qualidade de vida.

O envelhecimento progressivo das populações das sociedades ocidentais coloca novos e complexos desafios que, necessariamente, envolverão cada vez mais profundas alterações ao nível das políticas de saúde. Também no nosso país – e relativamente ao total da população -, a proporção de jovens tem vindo a reduzir-se, verificando-se simultaneamente um aumento do número de idosos. Para tal terá contribuído, sem dúvida, o facto de a esperança média de vida ter progressivamente aumentado nas últimas décadas, não só graças aos avanços da medicina como devido a alterações a nível ambiental. Esta tendência, constante nos países em desenvolvimento, é mais acentuada no grupo de pessoas com mais de sessenta anos do que em qualquer outra faixa etária (OMS, 2005).

Em Portugal, os aspetos mencionados – conjugados com os fenômenos de urbanização, litoralização e isolamento – vieram a revelar fragilidades nos sistemas social e de saúde, muito em particular no que concerne à adequação dos cuidados prestados nas situações de dependência, tornando-se por esse motivo premente a introdução de estratégias diferenciadas que permitam enfrentar estas novas solicitações, a fim de corresponder consistentemente às necessidades de suporte social dos utentes e das suas famílias.

Partilhar o artigo

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on linkedin
LinkedIn
Share on email
Email
GREI BRANCO

Entrar em contacto