Endereço:

Rua Vergilio Ferreira, Nº 11
8005-546 FARO

email:

grupo@grei.pt

Teorias Leigas em Pessoas Idosas

Created by potrace 1.16, written by Peter Selinger 2001-2019
Cadernos do GREI nº21

CADERNOS

do GREI

As teorias leigas – também designadas de senso comum ou ingénuas – constituem marcos de referência que influenciam a percepção e a interpretação da informação relativa aos aspetos sociais e aos pensamentos com eles relacionados. Podem ser aplicadas a diferentes domínios, como é o caso da saúde e da doença, e ser focalizadas junto de populações diversas, nomeadamente o grupo de idosos.

(…) Todos os valores do indivíduo estão organizados num sistema único cuja preservação é essencial para o indivíduo (…).
Este vê o mundo segundo a sua própria perspectiva, encarando-se a si mesmo como o centro.
Todo o valor que penetre no sistema e seja inconsistente com a própria avaliação que o indivíduo faz de si mesmo não poderá ser assimilado (…).
Prescott Lecky
in Self-consistency: A theory of personality (1961)

Principais desafios na área da saúde e da doença.

O envelhecimento humano é um processo irreversível e contínuo, que acarreta, entre outras coisas, diversas mudanças a nível físico, social, cognitivo e psicológico e cujo enquadramento e compreensão envolve a participação de diferentes áreas científicas.
Qualquer que seja o nível de análise segundo o qual esta problemática é perspetivada torna-se sempre necessário ter presente a necessidade de contribuir para a prevenção, educando a população em geral – e os idosos em particular – no sentido de um envelhecimento bem-sucedido.

Para tal, e para melhor conhecermos esta realidade, é fundamental procurar entender esta população, para o que não basta, porém, investigar os vários domínios da sua vida, sendo preciso também dar a palavra aos idosos, de modo a saber o que pensam e o que sentem realmente aqueles que protagonizam esta situação, nesta última fase da sua vida.

avatar feminino

Cláudia Luísa

Partilhar o artigo

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on linkedin
LinkedIn
Share on email
Email
GREI BRANCO

Entrar em contacto