Endereço:

Rua Vergilio Ferreira, Nº 11
8005-546 FARO

email:

grupo@grei.pt

Transporte Aéreo, Acessibilidades e Turismo

Created by potrace 1.16, written by Peter Selinger 2001-2019
Cadernos do GREI nº28

CADERNOS

do GREI

Uma boa rede de transportes permite a ligação entre uma região geradora e uma recetora. O transporte aéreo tem assumido um papel fundamental neste contexto, sendo considerado uma das principais causas de desenvolvimento de muitos destinos turísticos, contribuindo para a melhoria das acessibilidades, cativando determinados segmentos de procura turística, como por exemplo o turismo de saúde e bem-estar.

A viagem não acaba nunca. Só os viajantes acabam. E mesmo estes podem prolongar-se em memória, em lembrança, em narrativa. (…)
O fim de uma viagem é apenas o começo doutra.
É preciso ver o que não foi visto, ver outra vez o que se viu já, (…) voltar aos passos que foram dados, para os repetir e traçar caminhos novos ao lado deles.
É preciso recomeçar a viagem. Sempre.
José Saramago in Viagem a Portugal (2011)

Importância para o desenvolvimento de novos segmentos de procura turística.

O turismo é um fenómeno global de grande importância económica, compreendendo a deslocação de pessoas por motivos de lazer, negó-cios ou outros, para áreas fora do seu local de residência habitual por períodos não superiores a um ano consecutivo. As pessoas viajam por diversos motivos e para distintas regiões utilizando modos de transporte adequados às suas necessidades. O transporte é por isso importante uma vez que facilita o movimento das regiões geradoras para as regiões recetoras, assim como a deslocação dentro do destino escolhido pelo turista.

A Organização Mundial de Turismo (UNWTO, 2014) aponta que no ano de 2013 viajaram pelo mundo cerca de 1.087 milhões de turistas, com previsões de um aumento de cerca de 4 a 4,5% em 2014. Para este aumento muito tem contribuído o modo de transporte aéreo que no ano de 2013 representou cerca de 53% do movimento internacional de turistas.

Cláudia Ribeiro de Almeida

Cláudia Ribeiro de Almeida

Partilhar o artigo

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on linkedin
LinkedIn
Share on email
Email
GREI BRANCO

Entrar em contacto