Endereço:

Rua Vergilio Ferreira, Nº 11
8005-546 FARO

email:

grupo@grei.pt

Quem Sou Eu?

Created by potrace 1.16, written by Peter Selinger 2001-2019
Cadernos do GREI nº32

CADERNOS

do GREI

Reconhecendo a importância da problemática da identidade no decurso da adolescência, evidenciam-se alguns tópicos relacionados com a construção do autoconceito numa etapa da vida marcada pelas transformações ao nível da imagem do corpo, das relações com as figuras parentais e com os pares, no sentido de uma progressiva autonomia e dum assumir dos papéis sexuais na transição para a adultez.

A minha identidade é definida pelos compromissos e identificações que proporcionam a estrutura ou o horizonte em cujo âmbito posso tentar determinar, caso a caso, o que é bom, ou valioso, ou o que se deveria fazer (…).
Noutros termos, trata-se do horizonte dentro do qual sou capaz de tomar uma posição.
Taylor, Charles in Sources of the Self:
the making of the modern identity” (1989)

Identidade e imagem do corpo na adolescência.

A adolescência é uma fase muito importante da vida na qual ocorrem as mais diversas mudanças, a nível físico, psicológico e social, sendo por isso essencial criar condições que proporcionem aos jovens um ambiente saudável e a oportunidade de se desenvolverem globalmente de uma forma positiva. Ora, para tal, é necessário que todos os indivíduos nestas circunstâncias pessoas disponham de uma base social e relacional adequada desde o nascimento até ao limiar da idade adulta.

De facto, como é sabido, o processo de desenvolvimento tem o seu começo na relação inicial com os cuidadores, sendo esta, mais tarde, complementada pela importância do grupo de pares, influências essas que vão ser particularmente determinantes no decurso da adolescência. Neste enquadramento, o papel dos pais permite que os jovens descubram o mundo à sua volta em segurança, mostrando-lhes o que é bom e o que é mau e ensinando-lhes como deverão integrar as informações provenientes de múltiplas influências que vão percecionando ao longo do seu percurso de vida.

Partilhar o artigo

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on linkedin
LinkedIn
Share on email
Email
GREI BRANCO

Entrar em contacto