SYLLABUS
do GREI
Na confluência interdisciplinar entre Psicologia e Ciência da Educação
Uma primeira versão deste texto surgiu em 2002 sob o título Psicologia e Ciência da Educação –
A sua relação interdisciplinar e a dimensão interpessoal do desenvolvimento do professor.
Documento elaborado1 por Carlos Marques Simões no âmbito da lição proferida em 2003 nas
suas provas públicas para o lugar de Professor Coordenador de Psicologia da Educação da
Universidade do Algarve, nas quais ficou classificado em primeiro lugar.
Numa época em que o mundo em mudança vertiginosa se tornou próximo e normalizado,
apesar das acentuadas diferenças e desigualdades, – numa transformação permanente
não isenta de paradoxos e retrocessos – as sociedades aprendem, não apenas para se adaptarem
às novas circunstâncias, mas também para se desenvolverem, não obstante as muitas
dificuldades e vicissitudes associadas a esta situação.
É a esta luz que, no entender de Tavares (1996), é essencial repensar em novos moldes
muitas questões, numa sociedade que aprende e se desenvolve, designadamente quando
perspetivamos os percursos de formação recorrendo a novos modelos de aprendizagem e
desenvolvimento que revalorizam a relevância das relações interpessoais.
Autor: Carlos Marques Simões