Endereço:

Rua Vergilio Ferreira, Nº 11
8005-546 FARO

email:

grupo@grei.pt

O DESENVOLVIMENTO PESSOAL E A PSICOLOGIA POSITIVA

Created by potrace 1.16, written by Peter Selinger 2001-2019
Syllabus Nº5 - O DESENVOLVIMENTO PESSOAL E A PSICOLOGIA POSITIVA

SYLLABUS

do GREI

Um outro olhar sobre a realidade psicológica

Uma primeira versão deste texto – sob o título de Desenvolvimento pessoal na sociedade emergente – Novos olhares em busca de um paradigma – surgiu, em julho de 2013, no e-book publicado pelo Prof. Doutor Francisco Baptista Gil nos Cadernos do GREI n.º 3 – ISBN: 978-989-98670-2-4, numa série coordenada pelo Prof. Doutor Carlos Marques Simões.

Nos conturbados tempos em que vivemos, os múltiplos desafios que se colocam à ciência, a qual nunca deve ser entendida como sendo neutra, exigem-nos reequacionar questões omnipresentes ao longo de toda a história da humanidade. É neste enquadramento que a Psicologia visa invariavelmente uma melhor compreensão do ser humano, esse importante protagonista – fonte de problemas, mas também gerador de engenhosas soluções – mediante uma perspetivação dos tópicos sobre os quais se debruça para, com eficiência e versatilidade, dar conta de toda a complexidade subjacente a esta busca.
Partindo da historicidade da noção de desenvolvimento psicológico, subsidiário do paradigma evolutivo que decorreu das ideias de Charles Darwin [1809-1882], é crucial problematizar a importância deste conceito para, perante os reptos da sociedade emergente, conseguir compreender a pessoalidade. Com efeito, precisamos de dispor de perspetivas que fundamentem adequadamente o salto para outras formas de encarar a realidade psicológica. Ora, isto implica, por exemplo, focalizar a génese do desenvolvimento pessoal de um modo renovador, no quadro dos desafios que se colocam ao ser humano numa sociedade complexa e inexorável como aquela em que nos movimentamos.

Autora: Helena Ralha-Simões

Partilhar o artigo

Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn
Email

Artigos em destaque