AUTORES

do GREI

Helena Ralha-Simões

Helena Ralha-Simões

Doutorada em Psicologia da Educação pela Universidade de Aveiro, pós-graduada em Psicologia Genética pela Universidade Católica de Lovaina (Bélgica) e licenciada em Psicologia Clínica pelo ISPA: Instituto Superior de Psicologia Aplicada. Tem a sua biografia incluída no volume de 2012 do “Who is Who in the World” e, desde 2013, no Outstanding Intellectuals of 21st Century, publicado pelo Biographical Center (Cambridge/ Inglaterra).

Desde 1990 exerceu funções docentes e de investigação na Universidade do Algarve, sendo atualmente Professora Coordenadora Aposentada. Lecionou na Universidade de Évora e na Universidade de Lisboa e foi Professora Convidada na Universidade de Montréal (Canadá).

Na Universidade de Aveiro, integrou a Unidade de Investigação & Desenvolvimento da JNICT sobre “Construção do Conhecimento Pedagógico nos Sistemas de Formação”. Foi Presidente do Conselho Interdisciplinar do Instituto Giordano Bruno: Centro Interdisciplinar de Ciências e Artes. É cofundadora do CIDInE: Centro de Investigação, Difusão e Intervenção Educacional e do GREI: Grupo de Estudos Interdisciplinares no âmbito do qual exerceu funções de Diretora da OMNIA: Revista Interdisciplinar de Ciências e Artes, sendo atualmente a editora desta publicação periódica.

É autora e coautora de diversas publicações, incluindo livros, capítulos de livros e artigos científicos, das quais destaca as seguintes obras: Dimensões pessoal e profissional na formação de professores (CIDInE,1995), Resiliência e desenvolvimento pessoal: Novas ideias para compreender a adversidade (Papa-Letras, 2017), Psicologia: As noções essenciais (Papa-Letras, 2017) e Resiliência: Novos olhares face aos desafios do nosso tempo (Sítio do Livro – ExLibris, 2018) do qual foi a organizadora.

Outras Publicações:

Syllabus nº1 – [Conceito de SI] 2021

• A Resiliência Numa Leitura Piagetiana: Construir Processos Contextuais de Desenvolvimento para Gerir a Adversidade [Revista OMNIA Nº10.1] 2020
• A Teoria Desenvolvimentista Em Psicologia: Reflexões Epistemológicas a Partir da Historicidade da Ideia de Desenvolvimento [Revista OMNIA Nº9.1] 2019
• Um Olhar Desenvolvimentista Sobre a Resiliência: Em Busca do Elo Perdido da Superação da Adversidade [Revista OMNIA Nº7] 2017
• Envelhecimento e Qualidade de Vida: para Além da Integridade e do Desespero [Revista OMNIA Nº3] 2015
• Que Caminhos para a Resiliência? dos Equívocos e Controvérsias Às Promessas Ainda por Cumprir [Revista OMNIA Nº1] 2014

Dimensões Pessoal e Profissional na Formação de ProfessoresDimensões Pessoal e Profissional na Formação de Professores – de Helena Ralha-Simões – publicado em 1995, divulga deste modo a sua tese de doutoramento, apresentada no ano anterior na Universidade de Aveiro, intitulada “Estádios do ego e competência educativa como vectores do desenvolvimento do professor: Uma experiência no contexto da formação inicial de educadores de infância”.

A publicação desta obra, bastante extensa (com 378 páginas), em 1995, pelo CIDInE: Centro de Investigação, Difusão e Intervenção Educacional (do qual a autora foi uma das fundadoras) foi tornada possível graças aos apoios da Fundação Calouste Gulbenkian e da Universidade de Aveiro.

Prefácio do Prof. Doutor José Tavares.

A Escola Cultural e os valores

A Dimensão Desenvolvimental da Fé e as Suas Implicações na Educação Religiosa – de Helena Ralha-Simões – é um capítulo (pp.267-277) do livro “A Escola Cultural e os valores”.

Esta obra, organizada pelo Prof. Doutor Manuel Ferreira Patrício, foi publicada em 1997 pela Porto Editora.

O Particular e o Global no virar do milénio

Profissionalidade e Desenvolvimento do Professor – de Helena Ralha-Simões – é um capítulo (pp.85-87) do livro “O Particular e o Global no virar do milénio: Cruzar Saberes em Educação”, organizado pela Prof.ª Doutora Margarida Fernandes e outros.

O capítulo baseia-se na participação de Helena Ralha-Simões numa mesa-redonda sobre “Professores e profissionalidade”, moderada pela Prof.ª Doutora Teresa Estrela, levada a cabo no âmbito do 5.º Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação.

A referida obra foi publicada em 2002 pela Editora Colibri / Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação.

Resiliência e EducaçãoResiliência e Desenvolvimento Pessoal – de Helena Ralha-Simões – é um capítulo (pp.95-113) do livro “Resiliência e educação”, organizado pelo Prof. Doutor José Tavares, o qual foi publicado no Brasil em 2001 pela Cortez Editora.

Construindo a Educação Inclusiva

O texto corresponde ao PRÓLOGO (pp.5-8) – de Helena Ralha-Simões – do livro “Construindo a educação inclusiva: Teoria e prática”, organizado pela Prof.ª Doutora Cláudia Luísa e pela Prof.ª Doutora Maria Leonor Borges, o qual foi publicado em 2020 pela Papa-Letras.