Carlos Marques Simões

Carlos Marques Simões

Professor Coordenador Aposentado da Universidade do Algarve, onde exerceu funções docentes e de investigação desde 1990. Lecionou na Universidade de Évora e na Universidade de Lisboa e foi Professor Convidado na Universidade de Montréal (Canadá).

Na Universidade de Aveiro, integrou a Unidade de Investigação & Desenvolvimento da JNICT sobre "Construção do Conhecimento Pedagógico nos Sistemas de Formação".

É licenciado em Psicologia Clínica pelo ISPA: Instituto Superior de Psicologia Aplicada, pós-graduado em Psicologia do Desenvolvimento pela Universidade Católica de Lovaina (Bélgica) e doutorado em Psicologia da Educação pela Universidade de Aveiro. Tem a sua biografia incluída no volume de 2011 de “Who is Who in the World”.

Foi Diretor-Executivo e Presidente do Conselho de Fundadores do Instituto Giordano Bruno: Centro Interdisciplinar de Ciências e Artes. É cofundador do CIDInE: Centro de Investigação, Difusão e Intervenção Educacional.

Foi um dos fundadores do GREI: Grupo de Estudos Interdisciplinares e é o atual Coordenador deste projeto interdisciplinar. Coordenou também a coleção Cadernos do GREI na qual foram publicados 33 volumes. É o atual Diretor da publicação periódica do GREI, a OMNIA: Revista Interdisciplinar de Ciências e Artes.

É autor e/ou coautor de diversas publicações, nomeadamente de livros, capítulos de livros e artigos científicos, de entre as quais destaca os seguintes: Desenvolvimento do professor e construção do conhecimento pedagógico (Universidade de Aveiro - Fundação João Jacinto de Magalhães, 1996), Contextos de desenvolvimento e teorias psicológicas (Porto Editora, 1999), Giordano Bruno: O filósofo errante (Sítio do Livro - Vírgula, 2011) e Triangular Conceitos: Maturidade, desenvolvimento, competência (Sítio do Livro - ExLibris, 2015).

ORCID - Connecting Research and Researchers

email: carlos.simoes@grei.pt

Outras publicações:
• Poder, Populismo e Paranoia: NOM ou a Vã Glória de Mandar [Revista OMNIA Nº9.2] 2019
• Autismo, Identidade e Inclusão: Perspectivar a Criança Autística no Contexto de Uma Escola Inclusiva [Revista OMNIA Nº7] 2017
• Identidade, Consciência e Resiliência: Repensar Possíveis Cruzamentos Conceptuais no Contexto Eco-sistémico Profissional [Revista OMNIA Nº4] 2016

 

Caminhos para a investigação em educação matemática em Portugal

Conhecimento Pedagógico e Desenvolvimento Humano
De Carlos Marques Simões

Este capítulo foi publicado em 1999 pela Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação no livro "Caminhos para a investigação em educação matemática em Portugal", organizado por Manuel Vara Pires, Carlos Mesquita Morais, João Pedro da Ponte, Maria Helena Fernandes, Ana Maria Leitão e Maria de Lurdes Serrazina (pp.99-109).

 

Formação contínua de professores - Realidades e perpectivas

Dimensão do Desenvolvimento Pessoal e Social na Formação Contínua de Professores - de José Tavares, Óscar Gonçalves, José Ferreira-Alves, Ramiro Marques, Rui Santiago e Carlos Marques Simões - é um capítulo (pp.79-112) do livro "Formação contínua de professores: Realidades e perpectivas". Esta obra, elaborada no âmbito do I Congresso Nacional de Formação Contínua de Professores, foi publicada em 1991 pela Universidade de Aveiro (Secção Autónoma de Ciências Fundamentais de Educação/ Secção Autónoma de Didáctica e Tecnologia Educativa/Centro Integrado de Formação de Professores).

 

A Escola Cultural e os valores

A Educação Axiológica no Contexto da Formação de Professores - de Alexandra Magnólia Bandeira, José Alberto Gonçalves e Carlos Marques Simões - é um capítulo (pp.419-425) do livro "A Escola Cultural e os valores".

Esta obra, organizada pelo Prof. Doutor Manuel Ferreira Patrício, foi publicada em 1997 pela Porto Editora.

 

Construção do Conhecimento Pedagógico nos Sistemas de Formação

O Desenvolvimento do Professor e a Construção do Conhecimento Pedagógico - de Carlos Marques Simões - publicado em 1996, foi elaborado com base na sua tese de doutoramento, subordinada ao mesmo tema, a qual tinha sido apresentada na Universidade de Aveiro dois anos antes.

Esta obra foi publicada pela Universidade de Aveiro - Fundação João Jacinto de Magalhães - no âmbito da Unidade de Investigação & Desenvolvimento da JNICT sobre "Construção do Conhecimento Pedagógico nos Sistemas de Formação", a qual o autor integrou desde a sua constituição.

Prefácio do Prof. Doutor José Tavares.

 

sábado, 15 agosto 2015 14:02

A Economia da Inquietação

A recente crise financeira mostrou que os dominantes dogmas ideológicos tendem a perpetuar os privilégios duma minoria detentora do poder – os plutocratas. Para construir alternativas ao projeto neo-liberal é útil partir dum modelo eco-sistémico que permite redefinir conceitos como democracia e liberdade e compreender a passagem da economia do medo à economia da inquietação.

Cá dentro inquietação, inquietação. É só inquietação, inquietação.
Porquê, não sei. Porquê, não sei. Porquê, não sei ainda.
Há sempre qualquer coisa que está pra acontecer.
Qualquer coisa que eu devia perceber. Porquê, não sei.
Porquê, não sei. Porquê, não sei ainda.
José Mário Branco in Inquietação do álbum Ser solidário (1982)

Um ensaio eco-sistémico sobre a crise político-social europeia.
Autor: Carlos Marques Simões

 
segunda-feira, 08 dezembro 2014 00:54

A Identidade do Professor

Partindo de uma abordagem sociopsicológica que equaciona determinados aspetos da pessoalidade e da profissionalidade, com base em modelos e teorias relativos à problemática da identidade, procura-se delinear um quadro de referência que possa contribuir para compreender e superar a crise identitária que, nos nossos dias, dificulta a construção de uma adequada identidade do professor.

Queria saber se me mudaram esta noite! Deixa-me pensar: será que eu era a mesma quando me levantei esta manhã?
Quase diria que consigo lembrar-me que me senti um pouco diferente.
Mas se não sou a mesma, então há que perguntar: Quem sou eu neste mundo? Ah! Este é um grande quebra-cabeças!
Lewis Carroll, in Alice’s adventures in Wonderland (1865)

Uma abordagem sociopsicológica do desenvolvimento pessoal e social
Autor: Carlos Marques Simões

 
domingo, 11 maio 2014 00:18

A Economia do Medo

A partir duma reflexão sociopsicológica, este texto procura perspetivar as origens da crise portuguesa, contextualizando as suas circunstâncias politico-económicas, assim como as subjacentes dimensões sociais, psicológicas, éticas e culturais. Através de um ponto de vista crítico e comprometido ideologicamente, pretende-se compreender a ascensão dos novos super-ricos globais, isto é os plutocratas, e as suas consequências para a presente situação mundial.

Acordai homens que dormis a embalar a dor dos silêncios vis (...). Acordai raios e tufões que dormis no ar e nas multidões, vinde incendiar de astros e canções as pedras do mar o mundo e os corações.
Acendei de almas e de sóis este mar sem cais nem luz de faróis e acordai (...) os nossos heróis que dormem nos covais.
José Gomes Ferreira in Acordai – letra de“Canção de Luta” musicada por Fernando Lopes Graça (1945)

Uma reflexão sociopsicológica sobre as origens da crise portuguesa.
Autor: Carlos Marques Simões

 
quinta-feira, 14 novembro 2013 22:42

Supervisão ou Aconselhamento?

Aborda-se neste texto a pretensa dicotomia entre supervisão e aconselhamento, perspetivando-a a partir do “sistema de desenvolvimento do professor”, modelo alternativo ao atual quadro formativo. Em paralelo, sublinha-se a importância da contextualização desta problemática no âmbito da esfera político-económica, fator assumido como determinante na contemporânea crise da educação.

(...) Tal julgamento antes vai no sentido de se reclamar o nome de educação para aquela formação que, desde os tempos da infância, enforma o indivíduo na prática da virtude (...).
É precisamente esta formação que o meu modo de pensar tentaria sublinhar, apenas para ela devendo ser (...) reservado o nome de educação (...).
Platão in Leis (entre 360 a.C. e 353 a.C.)

Contributo para uma perspetiva contextualizada do desenvolvimento do professor
Autor: Carlos Marques Simões

 

No seu quotidiano, os professores confrontam-se sistematicamente com dificuldades decorrentes de uma insuficiente caracterização dos contextos, facto esse que tem sido apontado como determinante da escassa fundamentação teórica da educação.
Apesar de parecer evidente que nem os indivíduos podem ser adequadamente compreendidos sem referência aos enquadramentos ambientais em que se inserem, com demasiada frequência não se estabelece essa ligação, podendo imputar-se tal desfasamento à carência de conceptualizações que tenham este aspecto suficiente em conta.

Enquadrados por esta realidade, os professores devem, pois, esforçar-se por encontrar os seus próprios modos de intervir, dado que têm de actuar contextualizadamente, conciliando a reflexão crítica e a acção.

Por tudo isso, é de fundamental importância compreender os contextos, nomeadamente os relevantes para a situação educativa, tanto mais que é enorme a sua complexidade, uma vez que dependem de múltiplos factores, cuja participação respectiva nem sempre é clara, envolvendo pessoas, ambientes e processos de natureza díspar e multideterminada.


Contudo, apesar de ser imperativo o papel da psicologia para perspectivar muitas destas questões, o que se realizou até hoje é manifestamente insuficiente, sendo a maior parte do que se sabe sobre o ser humano, em termos de desenvolvimento psicológico, resultante de estudos parcelares que isolaram a actuação do indivíduo do ambiente em que naturalmente ela ocorre.

Assim, torna-se fundamental o contributo de abordagens que permitam aprofundar os factores em jogo e facilitar a compreensão dos contextos educativos, designadamente através do diálogo entre a psicologia e a educação.

Esta obra foi publicada em 1999 pela Porto Editora na coleção CIDInE, (orientada pelo Prof.Doutor José Tavares e pela Prof.ª Doutora Isabel Alarcão).

Prefácio do Prof. Doutor Leandro S. Almeida.

Autores: Carlos Marques Simões e Helena Ralha-Simões

Poderá ser adquirido em:

Contextos de Desenvolvimento e Teorias Psicológicas - Wook.pt

A partir da importância da dimensão epistemológica na construção do conhecimento, salienta-se a relevância da abordagem construtivista-ecossistémica. A fim de elucidar esta problemática, focam-se os contextos educacionais, no sentido de fazer emergir um novo modelo que possibilite o consolidar da educação como ciência.

A teoria dos sistemas e as investigações interdisciplinares surgem pois, de facto, estreitamente ligadas. O seu interesse pela síntese dos conhecimentos poderia, na nossa época de preocupações materialistas, passar por um luxo supérfluo. A sua importância para o tratamento e compreensão dos sistemas complexos (...) é já susceptível de merecer maior atenção.
Pierre Delattre, in Teoria dos Sistemas e Epistemologia

Uma abordagem dos contextos educacionais

Autor: Carlos Marques Simões

 
sábado, 31 dezembro 2011 11:08

Giordano Bruno - O filósofo errante

Filósofo polémico e, sem dúvida, notável hermetista, Giordano Bruno é, por vezes, referido como astrónomo e matemático, embora não seja considerado por muitos investigadores um verdadeiro cientista, no sentido actual do conceito.
O seu contributo para o despertar intelectual da Europa partiu de uma das mais estimulantes ideias do Renascimento, isto é, a existência de um universo infinito, povoado por uma multiplicidade de sistemas siderais, nos quais existiria uma infinidade de estrelas e planetas e, provavelmente, vida inteligente e inumeráveis mundos habitados. 

Hoje, o filósofo errante, enaltecido por vezes como um mártir do conhecimento, está a ser redescoberto como símbolo de um pensamento moderno, criativo e interdisciplinar.

Para muitos, no entanto, não passou de um ocioso, de um filósofo mediano ou de um artista marginal, não merecendo ser considerado um pensador científico. Contudo, não há dúvida de que foi um pioneiro. A História far-lhe-á justiça.

Autor: Carlos Marques Simões
Poderá ser adquirido em

Giordano Bruno - SitiodoLivro.pt

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