Filomena Adelaide de Matos

Filomena Adelaide de Matos

Doutora em Psicologia, Mestre em Psicologia da Educação e Licenciada em Enfermagem, Especialista em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica e Especialista em Necessidades Educativas Especiais.
É instrutora de pais de Massagem Infantil pela IAIM e Conselheira para o Aleitamento Materno pela OMS.
Professora-Adjunta na Universidade do Algarve, Escola Superior de Saúde.
Coordenadora do Mestrado Erasmus Mundus em Enfermagem de Emergência e Cuidados Críticos.
Diretora da Área Departamental de Enfermagem e Diretora da Curso de Licenciatura em Enfermagem entre 2012 e 2016 e coordenadora da Mobilidade da ESSUAlg entre 2010 e 2020.
Presidente do Conselho Pedagógico da ESSUAlg entre 2003 e 2006, Presidente do Departamento de Enfermagem entre 2004 e 2009.
Entre 1988 e 1999, exerceu prática clínica de Enfermagem em Serviços de Urgência e Unidades de Cuidados Intensivos Neonatais, em Faro e em Macau.
Participou e participa em vários projetos nacionais e internacionais.
Autora de vários artigos em revistas científicas e vários capítulos de livros.
Autora e co-autora de várias comunicações em Congressos Nacionais e Internacionais.
Participa em vários projetos na Comunidade, relacionados com a promoção da saúde em crianças e a promoção da literacia em saúde na comunidade em geral.
Os seus interesses em investigação são na área da resiliência, bem-estar e desenvolvimento da criança e do jovem, literacia em saúde, prevenção da violência.

ORCID - Connecting Research and Researchers


Capítulos de livros:
• Fantinati, Adriana Márcia Monteiro; Carmo, Ailzo Soares Do; Oliveira, Alindaiza Barros De; Bichels, Aline; Piccinini, Aline Martinelli; Coelho, Almir Resende; Borges, Ana Paula de Oliveira; et al. "Burnout e qualidade de vida nos agentes da Polícia de Segurança Pública de Faro-Portugal.". 247-260. Curitiba, Brasil: Editora CRV, 2018. 10.24824/978854442638.8

• Matos, Filomena; Costa, Emília Isabel Martins Teixeira da; Maria Cristina Nunes D711-CB24-6539; Ayala-Nunes, Lara; Cátia Sofia Martins. "Como vivem as crianças em Albufeira? Hábitos de vida, alimentação e saúde (How do children live in Albufeira? life, food and health habits)". In Avances en Ciencias de la Educación y del Desarrollo, 338-344. Granada, Espanha: AEPC, 2018.

• Matos, Filomena; Costa, Emília Isabel Martins Teixeira da; Cátia Sofia Martins; Maria Cristina Nunes D711-CB24-6539; Lara Ayala-Nunes. "Estilos e práticas educativas. Será o nível educativo das mães importante? (Educational styles and practices. Is the educational level of mother important?)". In Avances en Ciencias de la Educación y del Desarrollo, 330-337. Granada, Espanha: AEPC, 2018.

quarta-feira, 29 abril 2015 13:35

Bullying: Quem Merece?

A violência entre pares/bullying é noticiada quase diariamente pelos media. Apesar das consequências nefastas para o futuro de crianças e jovens, parece não se conseguir resolver a espiral de violência que grassa nas nossas escolas. A Família e a Escola, pilares da educação e construção do futuro, são peças fundamentais na resolução deste flagelo e na construção da Paz.

O Nelli, que é o corcundinha (…), trabalha o mais que pode; mas é tão magro e tão fraco que mete dó. (…).
Nos primeiros dias, por ser corcunda, muitos rapazes faziam torça dele e batiam-lhe nas costas com as malas; mas ele nunca dizia nada, nem se queixava à mãe (…).
Muitas vezes chorava sozinho ao canto da carteira.
Edmondo De Amicis in Cuore (1886)

Os caminhos escondidos da infância.
Autor: Filomena Adelaide de Matos

Não quer perder as novidades? Subscreva

Nome*
Email*

Nós não enviamos spam para sua caixa de correio.

Confirmo*

que li e aceito a Política de Privacidade

Subscrever