Helena Ralha-Simões

Helena Ralha-Simões

Doutorada em Psicologia da Educação pela Universidade de Aveiro, pós-graduada em Psicologia Genética pela Universidade Católica de Lovaina (Bélgica) e licenciada em Psicologia Clínica pelo ISPA: Instituto Superior de Psicologia Aplicada. Tem a sua biografia incluída no volume de 2012 do "Who is Who in the World” e, desde 2013, no Outstanding Intellectuals of 21st Century, publicado pelo Biographical Center (Cambridge/ Inglaterra).

Desde 1990 exerceu funções docentes e de investigação na Universidade do Algarve, sendo atualmente Professora Coordenadora Aposentada. Lecionou na Universidade de Évora e na Universidade de Lisboa e foi Professora Convidada na Universidade de Montréal (Canadá).

Na Universidade de Aveiro, integrou a Unidade de Investigação & Desenvolvimento da JNICT sobre "Construção do Conhecimento Pedagógico nos Sistemas de Formação". Foi Presidente do Conselho Interdisciplinar do Instituto Giordano Bruno: Centro Interdisciplinar de Ciências e Artes. É cofundadora do CIDInE: Centro de Investigação, Difusão e Intervenção Educacional e do GREI: Grupo de Estudos Interdisciplinares no âmbito do qual exerceu funções de Diretora da OMNIA: Revista Interdisciplinar de Ciências e Artes, sendo atualmente a editora desta publicação periódica.

É autora e coautora de diversas publicações, incluindo livros, capítulos de livros e artigos científicos, das quais destaca as seguintes obras: Dimensões pessoal e profissional na formação de professores (CIDInE,1995), Resiliência e desenvolvimento pessoal: Novas ideias para compreender a adversidade (Papa-Letras, 2017), Psicologia: As noções essenciais (Papa-Letras, 2017) e Resiliência: Novos olhares face aos desafios do nosso tempo (Sítio do Livro - ExLibris, 2018) do qual foi a organizadora.

ORCID - Connecting Research and Researchers

email: hralha.simoes@grei.pt

Outras Publicações:
• A Resiliência Numa Leitura Piagetiana: Construir Processos Contextuais de Desenvolvimento para Gerir a Adversidade [Revista OMNIA Nº10.1] 2020
• A Teoria Desenvolvimentista Em Psicologia: Reflexões Epistemológicas a Partir da Historicidade da Ideia de Desenvolvimento [Revista OMNIA Nº9.1] 2019
• Um Olhar Desenvolvimentista Sobre a Resiliência: Em Busca do Elo Perdido da Superação da Adversidade [Revista OMNIA Nº7] 2017
• Envelhecimento e Qualidade de Vida: para Além da Integridade e do Desespero [Revista OMNIA Nº3] 2015
• Que Caminhos para a Resiliência? dos Equívocos e Controvérsias Às Promessas Ainda por Cumprir [Revista OMNIA Nº1] 2014


Dimensões Pessoal e Profissional na Formação de ProfessoresDimensões Pessoal e Profissional na Formação de Professores - de Helena Ralha-Simões - publicado em 1995, divulga deste modo a sua tese de doutoramento, apresentada no ano anterior na Universidade de Aveiro, intitulada "Estádios do ego e competência educativa como vectores do desenvolvimento do professor: Uma experiência no contexto da formação inicial de educadores de infância".

A publicação desta obra, bastante extensa (com 378 páginas), em 1995, pelo CIDInE: Centro de Investigação, Difusão e Intervenção Educacional (do qual a autora foi uma das fundadoras) foi tornada possível graças aos apoios da Fundação Calouste Gulbenkian e da Universidade de Aveiro.

Prefácio do Prof. Doutor José Tavares.

 

A Escola Cultural e os valores

A Dimensão Desenvolvimental da Fé e as Suas Implicações na Educação Religiosa - de Helena Ralha-Simões - é um capítulo (pp.267-277) do livro "A Escola Cultural e os valores".

Esta obra, organizada pelo Prof. Doutor Manuel Ferreira Patrício, foi publicada em 1997 pela Porto Editora.

 

 

O Particular e o Global no virar do milénio

Profissionalidade e Desenvolvimento do Professor - de Helena Ralha-Simões - é um capítulo (pp.85-87) do livro "O Particular e o Global no virar do milénio: Cruzar Saberes em Educação", organizado pela Prof.ª Doutora Margarida Fernandes e outros.

O capítulo baseia-se na participação de Helena Ralha-Simões numa mesa-redonda sobre "Professores e profissionalidade", moderada pela Prof.ª Doutora Teresa Estrela, levada a cabo no âmbito do 5.º Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação.

A referida obra foi publicada em 2002 pela Editora Colibri / Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação.

Resiliência e EducaçãoResiliência e Desenvolvimento Pessoal - de Helena Ralha-Simões - é um capítulo (pp.95-113) do livro "Resiliência e educação", organizado pelo Prof. Doutor José Tavares, o qual foi publicado no Brasil em 2001 pela Cortez Editora.

 

 

 Construindo a Educação Inclusiva

O texto corresponde ao PRÓLOGO (pp.5-8) - de Helena Ralha-Simões - do livro "Construindo a educação inclusiva: Teoria e prática", organizado pela Prof.ª Doutora Cláudia Luísa e pela Prof.ª Doutora Maria Leonor Borges, o qual foi publicado em 2020 pela Papa-Letras.

segunda-feira, 16 março 2015 02:03

Psicologia Positiva e Felicidade Humana

Assumindo-se como um modo inovador de equacionar os problemas, a psicologia positiva demarca-se da tradição centrada no comportamento disfuncional e na doença mental. Perante vicissitudes que obstam ao adequado desenvolvimento humano, esta abordagem constitui, assim, uma alternativa aos enfoques convencionais. Nesta perspetiva, a felicidade autêntica significa prosseguir finalidades pessoais que permitem libertar-nos do círculo fechado dos modelos psicopatológicos.

Não há felicidade senão com conhecimento.
Mas o conhecimento da felicidade é infeliz; porque conhecer-se feliz é conhecer-se passando pela felicidade, e tendo, logo já, que deixá-la atrás.
Saber é matar, na felicidade como em tudo. Não saber, porém, é não existir.
Fernando Pessoa in Livro do desassossego (1982)

As ciladas conceptuais dos modelos psicopatológicos.
Autor: Helena Ralha-Simões

 
quinta-feira, 10 julho 2014 00:28

Resiliência e Profissionalidade

Face aos múltiplos desafios colocados pela sociedade atual, a profissionalidade docente tornou-se uma temática controversa onde confluem olhares díspares que, todavia, admitem a importância da construção do professor. Neste contexto, é necessária uma reflexão que considere a maturidade enquanto fator de competência e contribua para uma perspetiva que assume a resiliência como um novo objetivo para a profissão docente.

Um novo tipo de professor, um novo estilo de acção e relação educativa são exigidos por novos contextos sociais e culturais, por novos interesses e atitudes juvenis.
Cada vez se tornará mais difícil ao professor [ser] provedor de um saber que não dá resposta às curiosidades mais vivas e às perplexidades mais fundas (…).
Rui Grácio in Os professores e a reforma do ensino (1973)

A competência do professor enquanto contributo para uma nova perspetiva.
Autor: Helena Ralha-Simões

 
terça-feira, 14 janeiro 2014 22:58

A Construção da Pessoa Resiliente

A construção da pessoa resiliente é um processo evolutivo singular que caracteriza cada sujeito quando confrontado com a adversidade. Nesta perspetiva, a resiliência traduz-se numa capacidade para mobilizar estratégias de superação das situações desfavoráveis, através de uma configuração de significados subjetivos indissociável dos contextos de desenvolvimento pessoal, cuja compreensão é facilitada pelo carácter inovador da psicologia positiva.

Para sermos plenamente nós mesmos (...) é no sentido de uma convergência com tudo o resto (...) que temos de avançar.
O termo de nós próprios, o cúmulo da nossa originalidade, não é a nossa individualidade - é a nossa pessoa.
Pierre Teilhard de Chardin in Le Phénomène Humain (1948)

Dos contextos de desenvolvimento à psicologia positiva
Autor: Helena Ralha-Simões

 
segunda-feira, 01 julho 2013 09:22

Desenvolvimento Pessoal na Sociedade Emergente

Partindo da historicidade do conceito de desenvolvimento psicológico, problematiza-se a sua importância para compreender a pessoalidade face aos desafios da sociedade emergente. Sublinha-se igualmente a necessidade de novos olhares, a fim de contribuir para os fundamentos de um futuro paradigma. Neste âmbito, deve destacar-se a abordagem da psicologia positiva e a concomitante construção pessoal, em termos de complexidade e subjetividade.

Quando se estabelece o contacto entre o saber das coisas e as próprias coisas, visitadas e compreendidas, o deslumbramento cresce de tal modo que fez de Einstein um panteista e de Júlio Verne um romancista impregnado de mitos e religiões.
Michel Serres, in Júlio Verne: da ciência ao imaginário

Novos olhares em busca de um paradigma.
Autor: Helena Ralha-Simões

 

Este livro, sob a organização e coordenação de Helena Ralha-Simões, é uma coletânea de estudos, investigações e reflexões em torno de uma realidade que começou a emergir a partir dos anos 70 e foi recebendo sentidos e interpretações distintas no decorrer dos últimos 40 anos, em vários países e, porventura, continentes.

Os temas aqui desenvolvidos vão da triangulação epistemológica dos conceitos de resiliência, identidade e pessoalidade (Carlos Marques Simões), a um conceito interdisciplinar, ainda vago e à procura do futuro (Helena Ralha-Simões), passando pela resiliência em português: do soletrar ao senso comum (Ana Maria Albuquerque), como salto para a adaptação (Celeste Simões) ou em situações de violência (Simone Gonçalves de Assis, Suely Ferreira Deslandes e Fernanda Serpeloni), focalizando finalmente o envelhecimento com resiliência e sabedoria (Maria Helena Martins), os conceitos e contextos de resiliência (Nuno Álvaro C. Murcho) e a espiritualidade e a resiliência (Carla Fonseca Tomás).

A resiliência humana, nas sociedades dos nossos dias, interpela-nos diretamente, num reequilíbrio permanente, dinâmico e dialético que atravessa, envolve e contagia a realidade física, biológica, psicológica, social, cultural, espiritual e se condensa e exprime como o seu autêntico modo de ser, de estar e de se tornar mais humano.

Continuar a investigar, a estudar e a refletir sobre a resiliência é um tema sério que se tornou mais urgente e obrigatório nas sociedades globalizadas emergentes dos nossos dias em que a resiliência é e será uma espécie de modo de ser e de estar do ser humano na sua grande aventura consciente e livre de se tornar mais humano e de ser feliz.

Autores: Helena Ralha-Simões (organização), Carlos Marques Simões, Ana Maria Albuquerque, Celeste Simões, Simone Gonçalves de Assis, Suely Ferreira Deslandes, Fernanda Serpeloni, Maria Helena Martins, Nuno Álvaro C. Murcho e Carla Fonseca Tomás

Poderá ser adquirido em:

Resiliência - Novos olhares face aos desafios do nosso tempo (SitiodoLivro.pt)

terça-feira, 10 outubro 2017 14:36

Psicologia: As Noções Essenciais

Este livro vem preencher uma lacuna importante de bibliografia básica na formação daqueles que agora iniciam o seu percurso educativo em profissões que têm na sua base o auxílio ao outro, e mesmo para aqueles que, já as exercendo, necessitam de reforçar os seus conhecimentos acerca do misterioso e fascinante funcionamento da mente humana.
Tornar-se professor, educador, profissional da saúde e do cuidado não se restringe nem se esgota nos conteúdos disciplinares específicos: outros conhecimentos básicos são essenciais, entre os quais se evidenciam os relevantes contributos da Psicologia.

Foi neste contexto que, no âmbito do GREI – Grupo de Estudos Interdisciplinares, a autora deu resposta a um pedido insistente dos seus alunos da Universidade do Algarve: «Professora, escreva um livro sobre este tema, mas sobretudo a pensar em nós!».

Este livro é dirigido não só aos educadores e professores, mas também aos profissionais de saúde e da ajuda – nomeadamente psicólogos, animadores e educadores sociais, enfermeiros, nutricionistas, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, da fala e outros – os quais beneficiam da iniciação às noções psicológicas básicas, essenciais à sua intervenção.

Como é natural, todo o leitor interessado neste conteúdo e tema, seja ou não estudante destas áreas, terá neste livro os conhecimentos básicos de Psicologia: as noções essenciais. 

Autor: Helena Ralha-Simões

Poderá ser adquirido em:

Psicologia: As Noções Essenciais - Papa-Letras.pt

Psicologia: As Noções Essenciais - Fnac.pt

Psicologia: As Noções Essenciais - Wook.pt

no Brasil

Psicologia: As Noções Essenciais - ZamboniBooks.com.br

sábado, 15 abril 2017 13:07

Resiliência e Desenvolvimento Pessoal

Por que razão a adversidade não é sempre igualmente lesiva, podendo até, pelo contrário, transformar alguns de nós em pessoas melhores e mais felizes?
Foi para desvendar este insólito mistério que o conceito de resiliência tem ganho progressiva relevância. Todavia, a ineficácia das promessas redentoras desta ideia torna urgente uma cuidada reflexão crítica no sentido de superar ambiguidades e controvérsias.


Só assim será possível concretizar todas as potencialidades inerentes à emergência da resiliência no discurso psicológico, o que é indiscutivelmente apelativo para quem, no contexto da saúde mental e da educação, pretende ajudar a transcender as vicissitudes de quaisquer percursos de vida.

A introdução do conceito de resiliência em Psicologia, importado da Física e da Engenharia, onde caracteriza a resistência dos materiais, alicerçada na flexibilidade, veio abrir novas perspetivas para compreender muitos aspetos obscuros da natureza humana.
Trata-se de um tema com uma infeliz oportunidade numa época como a que vivemos, quando a necessidade de encontrar novos equilíbrios e de suplantar paradoxos põe em causa o próprio carácter tradicional da contestação social e da violência humana, a pretexto de discutíveis reivindicações de uma certa identidade. Entender a resiliência poderá dar algum contributo para a desejável superação de muitos dos desafios do nosso tempo e talvez permita mesmo encontrar novos caminhos para descobrir como, apesar de todos os obstáculos, tudo poderá correr melhor.

Autor: Helena Ralha-Simões

Poderá ser adquirido em:

Resiliência e Desenvolvimento Pessoal - Papa-Letras.pt

Resiliência e Desenvolvimento Pessoal - Fnac.pt

Resiliência e Desenvolvimento Pessoal - Wook.pt

no Brasil

Resiliência e Desenvolvimento Pessoal - ZamboniBooks.com.br

Resiliência e Desenvolvimento Pessoal - BookToy.com.br

Não quer perder as novidades? Subscreva

Nome*
Email*

Nós não enviamos spam para sua caixa de correio.

Confirmo*

que li e aceito a Política de Privacidade

Subscrever