Revista OMNIA


OMNIA - Revista Interdisciplinar de Ciências e Artes é uma revista semestral.

ESTATUTO EDITORIAL

OMNIA – Revista Interdisciplinar de Ciências e Artes pretende contribuir para o diálogo interdisciplinar entre vários domínios do conhecimento, nomeadamente nas áreas da ciência, arte e filosofia. Através da difusão de textos inéditos – publicados em números temáticos ou de tema livre, cientificamente coordenados, os quais integram artigos livremente submetidos e sujeitos a revisão de pares – incentiva-se uma síntese reflexiva crítica do conhecimento interdisciplinar, conducente à perspetivação inovadora, de questões e problemas referenciais relativos ao discurso científico.

Pretende-se alcançar tais objetivos mediante a publicação de artigos assumindo diferentes tipologias, designadamente reflexões teóricas, relatórios de pesquisas empíricas, métodos ou técnicas de apresentação ou de coleta de dados, revisões de literatura, revisões críticas ou sínteses destinadas a divulgar dissertações conducentes a graus académicos.

É uma revista dirigida a académicos, investigadores e estudantes – assim como a todos os que procuram uma formação reflexiva atualizada – que visa ultrapassar a atual e excessiva especialização e compartimentação em que se encontram as diferentes áreas de conhecimento. Nesse sentido, procura-se através dos diversos textos publicados, contribuir para o estabelecimento de pontes entre os vários ramos do saber.

OMNIA - Revista Interdisciplinar de Ciências e Artes está indexada no citefactor.

URL: http://omnia.grei.pt/

Palavras-chave: Interdisciplinaridade, Ciência, Artes

ISSN: 2183-8720

EISSN: 2183-4008

Assunto: Multidisciplinar

Editora: GREI - Grupo de Estudos Interdisciplinares

Ano: 2014

País: Portugal

What is the OMNIA magazine?


OMNIA - Interdisciplinary Journal of Sciences and Arts is a biannual journal.

EDITORIAL STATUS

OMNIA - Interdisciplinary Journal of Science and Arts aims to contribute to the interdisciplinary dialogue between several domains of knowledge, namely in the areas of science, art and philosophy. By diffusing unpublished texts – organized in thematic or free-subject issues scientifically coordinated, which integrate articles freely presented and submitted to peer review evaluation – OMNIA seeks to encourage a critical reflexive synthesis of interdisciplinary knowledge, which can lead to innovative perspectives of the scientific discourse referential problems.

The aim is to achieve these objectives by publishing articles assuming different typologies, such as theoretical reflections, empirical research reports, methods or techniques of presentation or data collection, literature reviews, critical reviews or syntheses designed to disclose academic degree dissertations

It is a journal whose target audience are academics, researchers and students - as well as all those who seek an up-to-date reflective formation - that aims to overcome the current and excessive specialization and compartmentalization in which the different areas of knowledge have fallen nowadays. We hope to reach this goal by publishing articles that can contribute to the establishment of bridges between the diffrent domains of knowledge.


URL: http://omnia.grei.pt/ 

Keywords: Interdisciplinary, Science, Arts

ISSN: 2183-8720

EISSN: 2183-4008

Subject: Multidisciplinary

Publisher: GREI - Grupo de Estudos Interdisciplinares

Year: 2014

Country: Portugal

Alberto Melo
Docente Universitário - Universidade do Algarve (Portugal)
Dirigente Associativo
Responsável por Políticas Públicas em Educação de Adultos

Ana Benavente
Professora Catedrática da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (Portugal)
Instituto de Educação
Ex-Secretária de Estado da Educação

Ana Lobo
Professora Catedrática da Universidade Nova de Lisboa (Portugal)
Faculdade de Ciências e Tecnologia - Departamento de Química
Fundadora da AMONET - Associação Portuguesa das Mulheres Cientistas

António Branco
Professor Associado com Agregação da Universidade do Algarve (Portugal)
Faculdade de Ciências Humanas e Sociais - Departamento de Artes e Humanidades
Ex-Reitor da Universidade do Algarve

António Coimbra de Matos
Psiquiatra, Pedopsiquiatra e Psicanalista (Portugal)
Analista Didata na Sociedade Portuguesa de Psicanálise
Fundador e Presidente da Sociedade Portuguesa de Psicossomática
Presidente do Colégio de Psiquiatria da Infância e Adolescência da Ordem dos Médicos

Carlos Amaral Dias
Professor Catedrático da Universidade de Coimbra (Portugal)
Ex-Presidente da Sociedade Portuguesa de Psicanálise
Presidente da Sociedade Portuguesa de Psicodrama Psicanalítico de Grupo

Carlos Vieira
Doutor honoris causa pela Universidade Inca Garcilaso de la Vega (Peru)
Professor Adjunto da Universidade do Algarve
Escola Superior de Gestão Hotelaria e Turismo

Claus Dieter Stobhaus
Professor Titular da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (Brasil)
Faculdade de Educação

Cristina Caramelo Gomes
Professora Associada da Universidade Lusíada (Portugal)
Faculdade de Arquitetura e Artes
Investigadora do SURFACE - Inclusive Design Research Centre (Inglaterra), do CIAUD - Centro de Investigação em Arquitetura, Urbanismo e Design da Universidade de Lisboa e do CITAD – Centro de Investigação em Planeamento, Arquitetura e Design da Universidade Lusíada)

Cristina Veiga-Pires
Diretora do Centro de Ciência Viva do Algarve (Portugal)
Professora Auxiliar da Universidade do Algarve
da Faculdade de Ciências do Mar e Ambiente
Investigadora do Centro de Investigação Marinha e Ambiental da Universidade do Algarve e
do Centro de Investigação em Geoquímica e Geodinâmica da Universidade do Québec em Montréal (Canadá)

David Rodrigues
Professor Catedrático da Universidade Portucalense (Portugal)
Presidente da Pró-inclusão – Associação Nacional de Docentes de Educação Especial

Dolores Dias Alcaide
Professora Catedrática da Universidade de Sevilha (Espanha)
Departamento de Didática da Expressão Musical e Plástica

Farrell Silverberg
Presidente do IFPE – International Forum for Psychoanalytic Education (E.U.A.)
Psicanalista Supervisor e Formador na Philadelphia School of Psychoanalysis
e no Institute for Modern Psychoanalysis de Nova Iorque (E.U.A.)
Mestre de Taopsicoterapia pela Rhee Dong Shik de Seul (Coreia do Sul)

Fernando Hernandéz Hernandéz
Professor Catedrático da Universidade de Barcelona (Espanha)
Faculdade de Belas Artes - Departamento de Desenho

Fernando Ribeiro Gonçalves
Professor Catedrático da Universidade do Algarve (Portugal)
Faculdade de Ciências Humanas e Sociais - Departamento de Psicologia e Ciências da Educação

Frederico Pereira
Professor Catedrático Jubilado do Instituto Superior de Psicologia Aplicada (Portugal)
Ex-Reitor do Instituto Superior de Psicologia Aplicada
Presidente da APPSI - Associação Portuguesa de Psicoterapia Psicanalítica

Isabel Alarcão
Professora Catedrática Aposentada da Universidade de Aveiro (Portugal)
Ex-Reitora da Universidade de Aveiro
Fundadora do CIDInE - Centro de Investigação, Difusão e Intervenção Educacional

João Bernardes
Professor Associado com Agregação da Universidade do Algarve (Portugal)
Faculdade de Ciências Humanas e Sociais - Departamento de Artes e Humanidades

Joaquim Armando Ferreira
Professor Catedrático da Universidade de Coimbra (Portugal)
Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação

José Carlos Seabra Pereira
Professor Associado da Universidade de Coimbra (Portugal)
Professor Associado da Universidade Católica Portuguesa
Coordenador científico do Centro Interuniversitário de Estudos Camonianos

José Tavares
Professor Catedrático Jubilado da Universidade de Aveiro (Portugal)
Fundador do CIDInE - Centro de Investigação, Difusão e Intervenção Educacional

Juan Carlos Araño Gisbert
Professor Catedrático da Universidade de Sevilha (Espanha)
Departamento de Didática da Expressão Musical e Plástica

Juan Mosquera
Professor Titular da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (Brasil)
da Faculdade de Educação

Maria de Lourdes Cró
Professora Coordenadora Principal Aposentada do Instituto Politécnico de Coimbra (Portugal)
Escola Superior de Educação (equiparada a Professora Catedrática)
Ex-Diretora Regional de Educação do Centro

Mary Rangel
Professora Titular da Universidade Federal Fluminense (Brasil)
Professora Titular da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Brasil)
Coordenadora da Rede Unilasalle do Brasil

Olga Pombo
Professora Auxiliar com Agregação da Universidade de Lisboa (Portugal)
Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa - Secção Autónoma de História e Filosofia das Ciências
Coordenadora do Centro de Filosofia das Ciências da Universidade de Lisboa

Pedro Ferré da Ponte
Professor Catedrático da Universidade do Algarve (Portugal)
Faculdade de Ciências Humanas e Sociais - Departamento de Artes e Humanidades

Richard Raubolt
Psicanalista da NAAP – National Association for the Advancement of Psychoanalysis em Grand Rapids no Michigan (E.U.A.)
Doutorado em Psicologia Clínica pelo Fielding Institute de Santa Barbara na Califórnia (E.U.A.)

Saúl Neves de Jesus
Professor Catedrático da Universidade do Algarve (Portugal)
Faculdade de Ciências Humanas e Sociais - Departamento de Psicologia e Ciências da Educação
Vice-Reitor da Universidade do Algarve

Sérgio Niza
Doutor honoris causa pela Universidade de Lisboa (Portugal)
Fundador do Movimento da Escola Moderna
Membro do Conselho Nacional de Educação

Volume 1 – Outubro 2014
Número temático: Resiliência
Coordenação: Helena Ralha-Simões

Que caminhos para a resiliência?
Dos equívocos e controvérsias às promessas ainda por cumprir
Helena Ralha-Simões
Desenvolvimento humano e resiliência:
Pessoalidade e profissionalidade do educador resiliente
Nora Almeida Cavaco
À luz da resiliência:
O riso e a perda na educação para a saúde
Ana Maria Albuquerque
Contextualizar a delinquência juvenil:
Para uma intervenção centrada nos recursos de resiliência
Ida Lemos
Resiliência, saúde e educação:
Uma revisão de literatura de publicações periódicas brasileiras entre 2009-2013
Mary Rangel & Carolina Silva Sousa
Resiliência e psicomotricidade na educação pré-escolar:
Um estudo com crianças socio, cultural e economicamente desfavorecidas
Maria de Lourdes Cró & Lívia Andreucci
Resiliência e auto-conhecimento:
O desenvolvimento psicológico no contexto das turmas de currículos alternativos
Carla Fonseca Tomás
A resiliência no contexto da supervisão:
Sua relevância no desenvolvimento pessoal e profissional dos futuros professores
Marília Dias

Volume 2 – Abril 2015
Número de tema livre
Coordenação: Francisco Baptista Gil

Arte e ciência:
Arte e ciência: Pontes para uma aproximação
Saul Neves de Jesus Pedro Cabral Santo
Interdisciplinaridade e mediação intercultural:
Knowles, Freire e Apostel revisitados
Rosanna Barros
A humildade e a esperança:
Fatores de resiliência na práxis humana?
Joana Freitas Maria Helena Martins
Contribuição do Social Marketing na mitigação das alterações climáticas:
Uma revisão da literatura focalizando a relevância da mudança comportamental
Andrea Saraiva Patrícia Oom do Valle
Gays, lésbicas e saúde mental:
Uma revisão sistemática da literatura
Sérgio da Borralha Patrícia Pascoal
Luz e som:
Ecos transparentes de comunicação
Ana Maria Albuquerque, João MarreirosSusete de Góis Ornelas Miguel Neiva
Biograficidade e identidades de aprendizagem:
Educadoras de adultos na serra algarvia
Joaquim do Arco António Fragoso
Animais versus plantas e estudo do meio:
Estudo comparativo de oito manuais escolares de duas editoras portuguesas
Francisco P. Rodríguez-Miranda, Mónica Alexandra Luís Rute Monteiro
Educar na diversidade:
Promover ambientes inclusivos na escola
Ana Godinho
(In)sucesso escolar:
Influência de fatores mediadores nos resultados académicos
Ana Martins

Volume 3 – Outubro 2015
Número temático: Educação, Saúde e Qualidade de Vida
Coordenação: Saúl Neves de Jesus


OS DIREITOS FUNDAMENTAIS NO BRASIL
Como referências à qualidade de vida
Mary Rangel e Jéssica do Nascimento Rodrigues

ENVELHECIMENTO E QUALIDADE DE VIDA
Para além da integridade e do desespero
Rute Ralha-Simões e Helena Ralha-Simões

AUTISMO
Uma perspetiva neuropsicológica

Nora Almeida Cavaco

A FAMÍLIA DA CRIANÇA COM NEE
Resiliência familiar: contributos da coparentalidade, coesão e adaptabilidade
Luciany Faray Ferreira e Maria Helena Martins

O MAL-ESTAR RELACIONADO COM O TRABALHO
Estudo das propriedades psicométricas de um inventário de sintomas (ISMERT)
Nuno Murcho, José Eusébio Pacheco e Saúl Neves de Jesus

EDUCAÇÃO POSITIVA E BEM-ESTAR SUBJETIVO
Impacto de diferentes estratégias no 1.º ciclo do ensino básico
Luís Sérgio Vieira, Alicia Brianna Saxe e Sara Gonçalves

A PERCEPÇÃO DA QUALIDADE DE VIDA
Um estudo comparativo de idosos institucionalizados
Malveiro e Saúl Neves de Jesus

DIABETES MELLITUS TIPO 2
Qualidade de vida, educação e equilíbrio psíquico
Nathália Brandolim Becker e Maria Geralda Viana Heleno

Volume 4 – Abril 2016
Número de tema livre
Coordenação: Ana Maria Albuquerque

BUILDINGS OR CRYPTS
Where do our haunting memories reside?
Richard Raubolt

IDENTIDADE, CONSCIÊNCIA E RESILIÊNCIA
Repensar possíveis cruzamentos conceptuais no contexto eco-sistémico profissional
Carlos Marques Simões

AFRONTANDO LA CONTROVERSIA EN LA INVESTIGACIÓN CUALITATIVA
Discusión sobre la naturaleza de elementos metodológicos desde la investigación en educación

Cinta Muñoz Catalán e Rute Monteiro

ANIMAÇÃO SOCIOEDUCATIVA E ENVELHECIMENTO ATIVO
Reflexões em torno da promoção da saúde e prevenção da doença
Rosanna Barros e Rute Ralha-Simões

A EDUCAÇÃO LIFEWIDE E A CIDADANIA DEMOCRÁTICA
Também na Portela da Missa têm direito à aprendizagem
Joaquim Pastagal do Arco

A FIGURA DIALÉTICA DO OUTRO
A arte como motor da evolução
Orquídea Borges

MENTE SÃ EM CORPO SÃO
Representação mental do corpo saudável e doente na criança
Maria do Rosário Dias e Ana Cristina Neves

EXPRESSÕES FACIAIS E DISFONIA
Um estudo exploratório junto de mulheres disfónicas
Paula Correia e Maria do Rosário Dias

ESCLEROSE MÚLTIPLA E PSICOTERAPIA
A hipnose clínica como ferramenta psicoterapêutica
Alexandra Freches Duque

DESPORTO ESCOLAR
Enquadramento histórico, jurídico e político
João Marreiros e Marisa da Graça Claro

Volume 5 – Outubro 2016
Número de tema livre
Coordenação: Carlos Marques Simões

AS APRENDIZAGENS DA IMIGRAÇÃO
A interculturalidade nas salas de aula: o caso francês
Celina Martins Santos

ERASMUS PERSONALITIES, A TOURISTIC OPPORTUNITY?
The participant of ERASMUS programme: a student or unusual tourist?
Anabela Monteiro, Linda Ungure, and Marika Graczyk

RESILIÊNCIA EM AÇÃO
RESCUR, Currículo Europeu para a Resiliência
Celeste Simões, Paula Lebre e Anabela Caetano

REFLECTING, RESTORING, RENEWING
Illuminating visits with Jules (Renard) and David (Foster Wallace)
Richard Raubolt

PIERRE HADOT VERSUS MICHEL FOUCAULT
Qual o significado de nove divergências fundamentais?
Carlos da Luz

COMUNICAR SEM SIGNIFICAR     
(Veritatis simplex oratio est)
Francisco Capelo

PREVENÇÃO DO CANCRO DO COLO DO ÚTERO
Capacitação de mulheres de uma comunidade de Luanda
Maria da Conceição Martins da Silva, Irma da Silva Brito, Bebiana Calisto Bernardo, Eurica da Natividade Sinclética Graça Neves da Rocha, Ana Maria José Garcia João Pascoal e Judith Arminda Venâncio Candeias

A QUALIDADE DO ESTÁGIO PREDIZ A SATISFAÇÃO
Estudo com alunos do ensino secundário profissionalizante
Vítor Gamboa, Maria Paula Paixão, Ida Lemos e Olímpio Paixão

COLORADD 
Um desafio com outros óculos!
Catarina Rocha, Ana Jerónimo e Ana Maria Albuquerque

EXAMES DE DIAGNÓSTICO NÃO-INVASIVOS
A ansiedade percepcionada pelo paciente
Ana Cristina Neves

TURISMO RURAL
A região centro de Portugal na perspetiva dos promotores turísticos
Ana Romeiro Gomes e Ana Isabel Renda
Volume 6 – Abril 2017
Número temático: Acessibilidade Universal
Coordenação: Cláudia Ribeiro de Almeida e Manuela Pires Rosa
A ACESSIBILIDADE UNIVERSAL NA QUALIFICAÇÃO SOCIAL E FÍSICA DAS CIDADES
Das Cidades e Vilas com Mobilidade para Todos ao Portugal 2020
Paula Teles

DESIGN UNIVERSAL
A necessidade de uma abordagem transdisciplinar
Manuela Pires Rosa e Fábio Cavaco Gil
 
TURISMO ACESSÍVEL
Boas práticas, desenvolvimento e desafios na Região do Algarve
Fernanda Dueire Costa, Cláudia Ribeiro de Almeida e Ana Isabel Martins

ACESSIBILIDADES NO ALOJAMENTO TURÍSTICO ALGARVIO
Um longo caminho ainda a percorrer
Rute Ralha-Simões

ACESSIBILIDADES E PERFIS DE TURISTAS                            
Requalificação de edifícios tradicionais para o Turismo
Jorge Renda e Ana Isabel Renda

TURISMO PARA TODOS
O conceito de hospitalidade acessível
Leonor Mendonça

DO PLANO À PRÁTICA 
A participação das pessoas com deficiência nos projetos de acessibilidade
Joana Dias Afonso e Peter Colwell

RUMO À ESCOLA INCLUSIVA
Design universal na educação
Sandra Alves Pinto

Volume 7 – Outubro 2017
Número de tema livre
Coordenação: Luís Sérgio Vieira
UM OLHAR DESENVOLVIMENTISTA SOBRE A RESILIÊNCIA
Em busca do elo perdido da superação da adversidade
Helena Ralha-Simões

AUTISMO, IDENTIDADE E INCLUSÃO
Perspectivar a criança autística no contexto de uma escola inclusiva
Carlos Marques Simões

ANSIEDADE E SATISFAÇÃO COM A VIDA
Estudo das relações numa amostra de estudantes portugueses
Fábio Gonçalves, Adriana Mendes e Joana Vieira dos Santos

SUPORTE PARENTAL E AUTONOMIA
Efeitos na exploração e indecisão vocacional
Suzi Rodrigues, Vítor Gamboa, Luís Sérgio Vieira, Olímpio Paixão e Daniela Domingues

COMUNICACIÓN INTERPERSONAL              
En equipos de mentoría universitaria
Nuria Marín Domínguez, Alfonso J. García e M. Reyes Bueno

TRAÇOS MNÉSICOS
Memórias autobiográficas de ex-presos políticos portugueses
Ana Bordalo, Inês de Sousa e Victor Cláudio

EMIGRAÇÃO CLANDESTINA DURANTE O ESTADO NOVO
O fluxo migratório ilegal do sotavento do Algarve para Marrocos
Maria do Livramento Dias e Aurízia Anica

UNPLUGGED TOURISM
A growing trend
Camilla Buvarp Tiller e Ewelina Walorczyk

ACESSIBILIDADES AÉREAS NA EUROPA
A dinâmica da operação das LCC. O caso Ryanair
Cláudia Ribeiro de Almeida

Volume 8, n.º 1 - Fevereiro 2018
Número temático: Arte e Comunicação
Coordenação:  Dolores Díaz Alcaide e Francisco Baptista Gil
EDUCAR LA MIRADA
Los museos como herramienta didáctica en la formación universitária
Bélen Abad de los Santos

QUAL O PREÇO DA IMORTALIDADE?
Uma reflexão sobre os caminhos adversos da pós-modernidade
Paulo Jorge Falcão Alves

EL FENÓMENO INTERTEXTUAL
Nociones sobre terminología aplicada a los álbumes ilustrados
María José Lobato Suero

EXPRESIÓN PLÁSTICA TRIDIMENSIONAL                                      
Acercamiento a la realidad en Educación Infantil
Juan Jose Jiménez López

O ADVENTO DA ANIMAÇÃO DIGITAL              
Da animação 2D tradicional ao 3D
Catarina Gil

UMA NOVA PERSPETIVA CINEMATOGRÁFICA
O género de terror no cinema interativo
Cátia Agostinho, Bruno Mendes da Silva

UM NOVO ESTILO COMUNICACIONAL
Uma visão “invasora” dos «brazucas» na radiodifusão portuguesa
Paulo Lepetri

TRANSMISIÓN DE INFORMACIÓN POLÍTICA Y ESTRUCTURA DE REDES SOCIALES
Un análisis comparativo entre estudiantes universitarios de España y Portugal
Alejandro Tapia Frade e Francisco Baptista Gil

Volume 8, n.º 2 – Junho 2018
Número de tema livre
Coordenação: Helena Ralha-Simões
FUNDAMENTOS E PRINCÍPIOS DAS OPÇÕES METODOLÓGICAS
Metodologias quantitativas e procedimentos quali-quantitativos de pesquisa
Mary Rangel, Jéssica do Nascimento Rodrigues e Marcelo Mocarzel

O ESPREITAR DO MORRER
A pintura do pensamento da morte
Maria do Rosário Dias, Kateryna Rudysh, Letícia Naben e Ana Lúcia Monteiro

SIMBOLISMO E DOUTRINA NUM RITUAL SUFI         
A audição espiritual na confraria Darqâwiyya
Mostafa Zekri

RESILIÊNCIA E ESPIRITUALIDADE
Quando a Fé se torna amparo
Carla Fonseca Tomás

REFLEXÃO SOBRE A MODERNIZAÇÃO DOS LATICÍNIOS MICAELENSES (1941-1946)
Um ensaio de filosofia experimental sobre a ontologia do tempo
Miguel Soares Albergaria

A LITERACIA COMO PRÁTICA DE EDUCAÇÃO AO LONGO DA VIDA
O caso dos CEBAs - Centros de Educação Básica para Adultos
Joaquim Pastagal do Arco

LITERACIA EM SAÚDE
Informar para capacitar
Ana Tomé

O PODER DO JORNALISMO E O PODER DA IMAGEM
A mediatização do VIH-SIDA nos EUA no período 1980-1985
Tiago Lima Quintanilha, Miguel Paisana e Jorge Vieira

“JOGAR OU NÃO JOGAR? EIS A QUESTÃO!”
Os videojogos como um meio de socialização
Brigite Micaela Henriques

Volume 8, n.º 3 – Outubro 2018
Número de tema livre
Coordenação: Marina Carvalho e Carlos Marques Simões
O PENSAMENTO POLÍTICO-PEGAGÓGICO DE PAULO FREIRE
O seu legado para a escolarização das camadas populares
Afonso Celso Scocuglia

RESILIÊNCIA HUMANA NEUROLÓGICA 
Em sociedade sou finito, mas posso pensar o infinito
Ana Maria Albuquerque e Ana Frias

SOBRE OS TRAUMATISMOS DENTÁRIOS                                 
Abordagem terapêutica na dentição permanente
Gunel Kizi e Irene Ventura

NO CONSULTÓRIO DO ODONTOPEDIATRA
Um Manual de Educação para a Saúde Oral
Maria do Rosário Dias, Ana Lúcia Monteiro, Letícia Naben, Adriana Sobral e Ana Cristina Neves

COMUNICAÇÃO SOBRE CRISE ECONÓMICA
Perceção de risco e implicações nos comportamentos sociais
Paulo Abrantes e Jorge Rio Cardoso

PROJETO TROCA A DAR
Um modelo de intervenção e reabilitação ativa em Saúde Mental
Carla Santos, Paula Lebre, Alice de Sousa, Carina Resendes, & Equipa do Projeto Troca a Dar - Nuno Salema, Adriana Frazão, Carolina Bebiano, António Gonzalez, Teresa Lanita e Celeste Simões

CRISE FINANCEIRA E DESEMPREGO
Análise do seu impacto psicológico
Ana Emília Martins e Saúl Neves de Jesus

GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA
Sua prevenção numa escola de Ensino Secundário do Algarve
Teresa Andrade Madeira

Volume 9, n.º 1 – Abril 2019
Número de tema livre
Coordenação: Ana Maria Albuquerque e Helena Ralha-Simões
ESPREITAR A RESILIÊNCIA ESTRUTURAL
De um frente-a-frente com Rutter até à Educação
Ana Frias e Ana Maria Albuquerque

EDUCAÇÃO DIGITAL (NÃO FORMAL)
Uma oportunidade de transformação da educação formal
Joana Viana

A TEORIA DESENVOLVIMENTISTA EM PSICOLOGIA
Reflexões epistemológicas a partir da historicidade da ideia de desenvolvimento
Helena Ralha-Simões

PRÁTICAS DE FORMAÇÃO INTEGRADAS NO CONTEXTO DE TRABALHO
Estudo de caso sobre a formação interna numa grande empresa
Sandra Pratas Rodrigues

EDUCAÇÃO DOS “MAIS VELHOS” EM PORTUGAL
Exemplo de duas Universidades da Terceira Idade
Rute Cristóvão Ricardo

ENVELHECIMENTO, BEM-ESTAR E QUALIDADE DE VIDA
Intervenção em idosos com demência numa perspetiva física/cognitiva
César Romeiro Martinho e Maria Helena Martins

FORMAÇÃO PROFISSIONAL CONTÍNUA NAS EMPRESAS EM PORTUGAL
Das lógicas de adaptação aos desafios da transformação
Alda Bernardes
Volume 9, n.º 2 – Outubro 2019
Número de tema livre
Coordenação: Artur Ribeiro Gonçalves e Teresa Salvado de Sousa
PODER, POPULISMO E PARANOIA
NOM ou a vã glória de mandar
Carlos Marques Simões
A ROTA LITERÁRIA DO ALGARVE
Itinerários, desafios e estratégias do processo de tradução para francês
Catherine Pasquier, Catherine Simonot, Rita Baleiro e Sílvia Quinteiro
UM REFÚGIO SAGRADO
Representações de Deus e vinculação ao Divino
Carla Fonseca Tomás
ENVELHECIMENTO ATIVO
Recomendações para além do exercício físico
Ana Tomé
REABILITAÇÃO VIRTUAL
Projeto de Intervenção de Apoio à Comunidade
António Duarte, Marco Mendonça e Vera Pequito
CLÁSSICOS DA HISTÓRIA DAS CIÊNCIAS
O Mito da Doença Mental
Thomas Szasz
Volume 10, n.º 1 – Abril 2020
Número de tema livre
Coordenação: Carlos Marques Simões
A RESILIÊNCIA NUMA LEITURA PIAGETIANA
Construir processos contextuais de desenvolvimento para gerir a adversidade
Helena Ralha-Simões
PATRIMÓNIO ARQUITETÓNICO EM ROTAS TURÍSTICAS PEDONAIS
Um contributo para a identidade cultural de Portimão e Loulé
Ana Rodrigues, Manuela Rosa e Efigénio Rebelo
SYSTEMATIC REVIEW OF RANDOMIZED CONTROLLED TRIALS
Non-pharmacological interventions aimed at reducing the frailty in older adults
Vera Margarida Pequito, Maria João Trigueiro e Tiago Coelho
FRAGILIDADE E FUNCIONALIDADE
Contribuição da Fisioterapia na avaliação do idoso com insuficiência cardíaca
Ana Tomé
BREVÍSSIMA PANORÂMICA DOS EXERCÍCIOS ESPIRITUAIS ANTIGOS
Modos de vida e exercícios espirituais na Antiguidade greco-romana
Carlos da Luz
CLÁSSICOS DA HISTÓRIA DAS CIÊNCIAS
Esboço biográfico de um bebé
Charles Darwin
Volume 10, n.º 2 – Outubro 2020
Número de tema livre
Coordenação: Carlos Marques Simões
MÁS ALLA DEL GÉNERO
Educación afectiva-sexual con adultos/as y mayores:
Una revisión bibliográfica narrativa
Alejandro Granero Andújar, Agustín Romero López y Rosanna Barros
A PERTURBAÇÃO DA APRENDIZAGEM ESPECÍFICA
Um olhar diferente sobre esta realidade
Catarina Piedade; Beatriz Marcelo; Saulo Porto e Maria Helena Martins
MEDIEVAL TOURISM EVENTS IN THE IBERIA PENINSULA
A study of three events occurring in Algarve.
Rafael Kopp Alvarez Procopiak, Cláudia Ribeiro de Almeida and Ana Isabel Renda
PROJETO PROMEHS
Promover a saúde mental nas escolas
Celeste Simões, Margarida Santos, Paula Lebre, Lúcia Canha, Anabela Santos, Ana Marta Fonseca,
Dória Santos, Camélia Santina Murgo e Margarida Gaspar de Matos
SUPERVISÃO E RESILIÊNCIA
Contexto privilegiado para o desenvolvimento de professores
Marília Alexandra Machado Dias
CLÁSSICOS DA HISTÓRIA DAS CIÊNCIAS
Perda de fala, amolecimento e destruição crónica parcial do lobo anterior esquerdo do cérebro
Pierre Paul Broca

Não quer perder as novidades? Subscreva

Nome*
Email*

Nós não enviamos spam para sua caixa de correio.

Confirmo*

que li e aceito a Política de Privacidade

Subscrever


Temos por propósito fundamental contribuir para a reflexão conducente ao diálogo interdisciplinar entre vários domínios do conhecimento, nomeadamente nas áreas das ciências, das artes e da filosofia.