PROPOSTA

do AUTOR

Normas para submissão de artigos

A OMNIA é uma revista semestral que publica trabalhos inéditos nas áreas das ciências, artes e filosofia.

As propostas de textos para publicação – subscritas individualmente ou em coautoria – devem incluir a identificação biográfica de cada um dos autores, através do seu n.º de registo no ORCID (https://orcid.org/). Será também dada informação sobre os nomes abreviados a adotar (máximo 4), o respetivo endereço eletrónico, cargo profissional (mencionando onde é exercido), assim como os graus académicos e as instituições onde foram obtidos e o domínio científico a que se reportam. 

Em cada número da revista, os seus coordenadores decidirão acerca da oportunidade e qualidade científica dos textos enviados, em colaboração com o Conselho Editorial. Após a receção da proposta de artigo, identificada pela data de envio ao GREI – Grupo de Estudos Interdisciplinares (grupo@grei.pt) ou pelo formulário da página grei.pt, este será então submetido a uma apreciação científica, através de uma revisão de pares realizada por especialistas dos temas abordados, aos quais não será fornecida a identidade dos autores. 

O autor (ou o primeiro dos coautores) será posteriormente notificado da aceitação do artigo, com a identificação da respetiva data de aprovação para publicação. Entretanto, pode ser solicitada a introdução de modificações, após o que autor (ou o primeiro dos coautores) receberá formulários individuais a preencher e a devolver assinado(s), individualmente pelo autor ou por cada um dos coautores, o qual é relativo à autorização de publicação do artigo pela OMNIA. O editor reserva-se ainda o direito de efetuar eventualmente pequenas alterações nos artigos recebidos, no sentido de os adequar às normas da revista, respeitando os conteúdos e o estilo dos autores.

Instruções específicas:

Título e subtítulo: Nenhum deles pode exceder as 10 palavras, sendo o título menor do que o subtítulo. Serão apresentados na língua em que tiver sido escrito o artigo (português, espanhol ou francês) e também em inglês; quando o artigo tiver sido escrito nesta língua deverá ser incluído também um título e um subtítulo em português. 

Resumo: Deve ter entre 100 e 150 palavras e ser redigido na língua em que foi escrito o artigo e também em inglês; quando o artigo tiver sido escrito nesta língua deverá ser incluído um resumo em português.

Palavras-chave: É necessário referir 4 a 6 expressões  ou palavras-chave, na língua em que foi escrito o artigo e também em inglês; quando o artigo tiver sido escrito nesta língua, as expressões ou palavras-chave deverão ser incluídas também em português.

Bibliografia: Elaborada segundo as normas da APA não deve, em geral, exceder as 25 referências, com duas exceções: os artigos de divulgação de projetos – que incluirão, um máximo de 15 – e as revisões de literatura – as quais podem incluir até 40 títulos bibliográficos.

Notas de rodapé: Devem ser usadas apenas para informações sucintas e de caráter explicativo e restritas ao mínimo indispensável.

Diagramas, tabelas, e ilustrações: Têm de ser incluídos em ficheiro(s) anexo(s), numerados sequencialmente usando algarismos árabes e, caso não sejam inéditos, indicar a fonte donde foram extraídos.

Opção ortográfica: A OMNIA segue o novo acordo ortográfico para a língua portuguesa, que os autores deverão adotar, a menos que refiram explicitamente o contrário, em nota de rodapé.

Dimensão e formatação: Os artigos serão apresentados em ficheiros formatados em páginas A4 numeradas sequencialmente, com 2,5 cm em todas as margens, tipo de letra Times New Roman – tamanho 11 e 1,5 de espaçamento entre linhas. Devem obedecer obrigatoriamente aos limites de espaço a seguir referidos, consoante a sua especificidade:
A – Artigos de fundamentação teórica ou de reflexão conceptual – entre 10 e 15 páginas.
B – Artigos de revisão de literatura, de recensão crítica, de divulgação de projetos e resumos de teses ou de outros trabalhos académicos – entre 8 e 12 páginas.
C – Artigos de pesquisa empírica ou de divulgação de métodos e técnicas de recolha de dados – entre 15 e 25 páginas.

Partilhar a página

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on linkedin
LinkedIn
Share on email
Email
Dias
Horas
Minutos
Segundos
Proposta Autor

Não deixe para amanhã

o que pode fazer hoje

Candidaturas (Proposta Autor)

Em 2020, apesar dos muitos desafios colocados pela pandemia com que nos defrontámos, foi possível ainda assim publicar os dois números previstos para esse ano, graças ao valioso contributo dos nossos autores e ao esforço da equipa editorial, a quem muito agradecemos.

Enfrentando neste momento o prolongamento de uma situação desfavorável, lesiva da disponibilidade para a produtividade científica com que a nossa revista tem vindo a contar desde há alguns anos, suspendemos temporariamente a edição da OMNIA que, portanto, não será publicada durante ano de 2021, fazendo votos para que a superação das atuais condições a permitam retomar tão breve quanto possível.

Até 28 de fevereiro 2022 a OMNIA recebe artigos para o primeiro número de tema livre (vol. 11 – n.º 1), a ser publicado em abril.
As propostas dos autores têm de seguir as normas de submissão da OMNIA – disponíveis ao lado – poderá ser usado o formulário ou enviadas para nosso email, em ficheiro(s) anexo(s) à mensagem de correio eletrónico, no formato Microsoft Word (texto, tabelas e diagramas) e JPEG (ilustrações). 

Formulário