Grupo de Estudos Interdisciplinares

AUTORES

do GREI

Carlos Marques Simões

Carlos Marques Simões

Professor Coordenador Aposentado da Universidade do Algarve, onde exerceu funções docentes e de investigação desde 1990. Lecionou na Universidade de Évora e na Universidade de Lisboa e foi Professor Convidado na Universidade de Montréal (Canadá).

Na Universidade de Aveiro, integrou a Unidade de Investigação & Desenvolvimento da JNICT sobre “Construção do Conhecimento Pedagógico nos Sistemas de Formação”.

É licenciado em Psicologia Clínica pelo ISPA: Instituto Superior de Psicologia Aplicada, pós-graduado em Psicologia do Desenvolvimento pela Universidade Católica de Lovaina (Bélgica) e doutorado em Psicologia da Educação pela Universidade de Aveiro. Tem a sua biografia incluída no volume de 2011 de “Who is Who in the World”.

Foi Diretor-Executivo e Presidente do Conselho de Fundadores do Instituto Giordano Bruno: Centro Interdisciplinar de Ciências e Artes. É cofundador do CIDInE: Centro de Investigação, Difusão e Intervenção Educacional.

Foi um dos fundadores do GREI: Grupo de Estudos Interdisciplinares e é o atual Coordenador deste projeto interdisciplinar. Coordenou também a coleção Cadernos do GREI na qual foram publicados 33 volumes. É o atual Diretor da publicação periódica do GREI, a OMNIA: Revista Interdisciplinar de Ciências e Artes.

É autor e/ou coautor de diversas publicações, nomeadamente de livros, capítulos de livros e artigos científicos, de entre as quais destaca os seguintes: Desenvolvimento do professor e construção do conhecimento pedagógico (Universidade de Aveiro – Fundação João Jacinto de Magalhães, 1996), Contextos de desenvolvimento e teorias psicológicas (Porto Editora, 1999), Giordano Bruno: O filósofo errante (Sítio do Livro – Vírgula, 2011) e Triangular Conceitos: Maturidade, desenvolvimento, competência (Sítio do Livro – ExLibris, 2015).

Outras Publicações:

Syllabus nº1 – [Conceito de SI] 2021

 Poder, Populismo e Paranoia: NOM ou a Vã Glória de Mandar [Revista OMNIA Nº9.2] 2019

• Autismo, Identidade e Inclusão: Perspectivar a Criança Autística no Contexto de Uma Escola Inclusiva [Revista OMNIA Nº7] 2017

• Identidade, Consciência e Resiliência: Repensar Possíveis Cruzamentos Conceptuais no Contexto Eco-sistémico Profissional [Revista OMNIA Nº4] 2016

Caminhos para a investigação em educação matemática em PortugalConhecimento Pedagógico e Desenvolvimento Humano
De Carlos Marques Simões

Este capítulo foi publicado em 1999 pela Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação no livro “Caminhos para a investigação em educação matemática em Portugal”, organizado por Manuel Vara Pires, Carlos Mesquita Morais, João Pedro da Ponte, Maria Helena Fernandes, Ana Maria Leitão e Maria de Lurdes Serrazina (pp.99-109).

Formação contínua de professores - Realidades e perpectivasDimensão do Desenvolvimento Pessoal e Social na Formação Contínua de Professores – de José Tavares, Óscar Gonçalves, José Ferreira-Alves, Ramiro Marques, Rui Santiago e Carlos Marques Simões – é um capítulo (pp.79-112) do livro “Formação contínua de professores: Realidades e perpectivas”. Esta obra, elaborada no âmbito do I Congresso Nacional de Formação Contínua de Professores, foi publicada em 1991 pela Universidade de Aveiro (Secção Autónoma de Ciências Fundamentais de Educação/ Secção Autónoma de Didáctica e Tecnologia Educativa/Centro Integrado de Formação de Professores).

A Escola Cultural e os valoresA Educação Axiológica no Contexto da Formação de Professores – de Alexandra Magnólia Bandeira, José Alberto Gonçalves e Carlos Marques Simões – é um capítulo (pp.419-425) do livro “A Escola Cultural e os valores”.

Esta obra, organizada pelo Prof. Doutor Manuel Ferreira Patrício, foi publicada em 1997 pela Porto Editora.

Construção do Conhecimento Pedagógico nos Sistemas de Formação

O Desenvolvimento do Professor e a Construção do Conhecimento Pedagógico – de Carlos Marques Simões – publicado em 1996, foi elaborado com base na sua tese de doutoramento, subordinada ao mesmo tema, a qual tinha sido apresentada na Universidade de Aveiro dois anos antes.

Esta obra foi publicada pela Universidade de Aveiro – Fundação João Jacinto de Magalhães – no âmbito da Unidade de Investigação & Desenvolvimento da JNICT sobre “Construção do Conhecimento Pedagógico nos Sistemas de Formação”, a qual o autor integrou desde a sua constituição.

Prefácio do Prof. Doutor José Tavares.

Contactar o Autor

Publicações